"A presente resolução do Conselho de Ministros detalha
e concretiza um conjunto de medidas de consolidação e
controlo orçamental que integram a estratégia de correcção
estrutural do défice e da dívida pública, estratégia
essa subjacente ao Orçamento do Estado para 2011 e ao
Programa de Estabilidade e Crescimento."
Diário da República, 1.ª série — N.º 249 — 27 de Dezembro de 2010
Resolução do Conselho de Ministros n.º 101-A/2010
No anexo podem ver mais concretamente as medidas aplicadas ao Ministério da Educação (quase todas na primeira página, mas há mais nas seguintes).
Destaco, infelizmente, a medida "Redução de 5000 docentes no ano lectivo de 2010 -2011, decorrente de uma gestão mais eficaz na constituição de turmas e distribuição de horários de docência, nomeadamente através do encerramento de escolas com menos de 20 alunos e da agregação de unidades de gestão."
..."gestão mais eficaz na constituição de turmas e distribuição de horários de docência": Com a minha desconfiança habitual, não posso deixar de pensar que vamos ter turmas de 30 alunos (ou mais) e que nos vão tirar muitas horas que eram equivalentes às lectivas - esta última parte já é certa, com destaque para a redução de muitas horas lectivas para o Desporto Escolar (não pensem que só afecta os professores de Educação Física - os quadros destes grupos vão ter que fazer outras coisas que poderiam ser para colegas de outras disciplinas).
Não sei se são 30 mil ou mais, como dizem os sindicatos, que vão ficar de fora do ensino. Cada vez mais acredito nesses números...
Abraço!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.