quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um pequeno balanço das colocações/não colocações

"Balança-se" agora e estudam-se os números: mais desempregados! Disto não havia dúvida! Uns grupos mais afectados, outros menos, quadros por colocar (no meu grupo ficaram todos, ainda bem - mas surpreendentemente não eram muitos. Mesmo assim estou bem pior colocado face aos que ficaram desempregados à minha frente)) e no 100 e no 110 as listas foram reduzidas. Estes e outros números:

"Professores contratados. São 37 mil no desemprego e 13 mil nas escolas

Ensino público vai contar com menos 5 mil docentes: dos 55 mil candidatos, apenas 12 747 conseguiram um lugar

...Dos cerca de 55 mil candidatos, apenas 12 747 docentes escaparam ao desemprego.

São os números do concurso nacional divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) e mostram que neste ano lectivo as escolas da rede pública vão contar com menos 5 mil contratados que no ano anterior. Não é a hecatombe anunciada pelos sindicatos, mas é um corte que vai representar menos 20% de docentes para assegurar o regresso às aulas na próxima semana.

Para uma minoria, há ainda uma oportunidade de ficarem num agrupamento nos próximos dias, uma vez que a tutela ainda não conseguiu preencher cerca de 3 mil horários: "A existência de 3179 horários não satisfeitos após a fase de concurso para a colocação de professores denota alguma ineficiência do sistema, que terá de ser solucionada", reconhece a nota do ministério de Nuno Crato, adiantando que vai recorrer aos professores que ontem não foram colocados e que vão integrar uma bolsa de recrutamento.

Segundo as contas feitas pela Associação Sindical de Professores Licenciados, são os docentes do 1.o ciclo do ensino básico que mais razões têm para ficarem angustiados: 74 obtiveram colocação e mais de 12 mil ficaram excluídos. Muito mais abaixo surgem os docentes do pré-escolar; 4533 educadores de infância souberam que estão desempregados e 172 foram colocados.

O grupo disciplinar de Português está igualmente entre os mais afectados - dos 4593 candidatos, apenas 258 foram convocados para dar aulas. E mais azar ainda teve quem ensina Latim e Grego - nenhum dos 249 candidatos foi colocado. A disciplina de Espanhol, contudo, representa um caso raro entre os contratados, uma vez que os 89 candidatos acabaram por conseguir um lugar nas escolas. Entre os grupos disciplinares com mais professores contratados, aliás, estão os que pertencem às áreas da Matemática e das Ciências da Natureza, com 353 colocados, ou Economia e Contabilidade (182 docentes).

Professores que ficaram na mesma escola foram quase 8 mil, uma redução de 21% em relação ao ano lectivo anterior, em que houve quase 10 mil docentes com contratos renovados. Há ainda, de acordo com os dados que a ASPL disponibilizou ao i, cerca de 1600 professores sem turmas atribuídas (horário zero) e a esmagadora maioria não conseguiu um lugar nas listas definitivas de destacamento por ausência da componente lectiva. Cerca de 300 não conseguiram lugar nas listas de destacamento por condições específicas.
...

Abraço!

3 comentários:

  1. Se todos chegam à mesma conclusão e eu a uma diferente eu é que devo estar errado, mas como sou teimoso deixo na mesma o meu raciocínio até porque tenho esperança que alguém me ajude a compreender o que ainda não consegui...
    Todos teimam em dizer que se perderam cerca de 5000 lugares nas escolas relativamente a 2010. Fazendo a simples subtração 23457-18118= 5339. Ok, até aqui a operação diz-nos isso, mas a esse número não se soma o número de aposentados ao longo do último ano letivo???
    Porque se imaginarmos o exemplo de um caso prático secalhar ajuda-nos a simplificar:...
    Na escola X, no ano lectivo 2010 recrutaram-se 2 contratados. Ao longo do ano aposentaram-se 3 professores, os quais foram substituídos. No início do ano letivo 2011 apenas entrou 1 contratado. Na minha opinião nessa escola perderam-se 4 lugares e não apenas 1 (a diferença de horários pedidos entre 2011 e 2010 para contratados). Neste racicocínio não há dacl nem dcl para exemplificar...

    Então se o meu raciocínio estiver correto de 2009 até 2011 perderam-se cerca de 20.000 lugares nas escolas. Os 12804 lugares de contratados que foram pedidos a menos, mais cerca de 7000 aposentados.
    Estarei eu errado?
    Rui Gerardo

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  2. Obrigado por comentar.
    Vou só dar uma "ajuda" para melhorar as contas: uma reforma liberta 14 horas, excepto no 1º ciclo. Como costumo dizer, é preciso reforma e meia para abrir um horário completo...
    Abraço!

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  3. Pois faltava mesmo esse grande pormenor nas contas, mas mesmo assim, há uma grande quantidade de horários inferiores a 14 horas, ou seja, nem será 12.000 nem 20.000, apesar de antes também haver horários de 8 horas...
    Abraço

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