segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dupla grafia aceite nos exames até 2013

Tem a sua lógica, uma vez que a adapatação não vai ser da noite para o dia. Se para os professores vai ser complicado, para os alunos ainda pior...

(Adicionei esta mensagem na das ajudas para o Acordo Ortográfico que podem consultar através da ligação que criei logo abaixo do aquivo de mensagens)

"Dupla grafia aceite nos exames até 2013

O Acordo Ortográfico (AO) da Língua Portuguesa entra em vigor este ano lectivo no sistema de ensino, mas "serão consideradas como válidas ambas as grafias" nos exames nacionais e nas provas de aferição, esclarece o Ministério da Educação e Ciência (MEC). Ou seja, durante o ano, os alunos serão penalizados se escreverem segundo as regras anteriores ao AO. Já nos exames e nas provas de aferição, tanto podem escrever "acção" como "ação", que não será considerado erro.

A explicação está no facto de os manuais escolares estarem ainda escritos com a grafia antiga, e de a adaptação às novas regras ir ser feita de modo progressivo, sublinha o MEC.

Assim, só a partir do ano lectivo 2013-2014, passará a ser aceite exclusivamente a nova grafia, para os exames do 6º ano. Já nos exames dos 9º, 11º e 12º anos, e nas provas de aferição do 4º, serão consideradas válidas exclusivamente as novas regras apenas em 2014-2015.

Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, considera positivo haver um período de adaptação no caso dos exames, mas aconselha os docentes a não perderem tempo. "Devem começar já a ensinar a grafia moderna", disse ao CM, defendendo que os alunos sejam penalizados na classificação dos testes feitos ao longo do ano se escreverem à moda antiga: "Entendo que se deve penalizar os erros, mas isso fica ao critério dos professores".

Noutro âmbito, o MEC deverá definir esta semana quanto valem na nota final os novos exames do 6º ano, a Matemática e Língua Portuguesa. "Já devia estar definido" disse ao CM Elsa Barbosa, da Associação de Professores de Matemática. Miguel Abreu, da Sociedade Portuguesa de Matemática, defende uma ponderação "um pouco inferior aos 30%" aplicados no 9º."
Correio da Manhã

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