segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escolas: aumenta o IVA, aumentam as despesas

Uma despesa maior com menos verbas...

É só não contratar um professor que isso fica coberto...


"Escolas correm risco de não conseguirem pagar a luz


Aumento do IVA fará despesa subir em mais de 3000 euros

O aumento do IVA sobre a electricidade e o gás para 23%, associado aos cortes no financiamento do ensino público, pode levar muitas escolas à falência, avança o DN.

O presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Adalmiro da Fonseca já alertou para a situação. “ Como vão conseguir manter as escolas em funcionamento, sobretudo com esta despesa de IVA?”, disse o presidente.

Adalmiro da Fonseca acrescenta ainda que muitas escolas deixarão de ter aquecimento e admite que as visitas de estudo, bem como as actividades curriculares terão de ser bem coordenadas devido aos gastos. Só assim se poderá poupar algum dinheiro.

Segundo o jornal, não será difícil as escolas verem a sua factura electrónica anual aumentada em cerca de 3400 euros mensais na conta da luz. “ Este tipo de encargos – luz, gás, água – representa muito dinheiro, refere Manuel Esperança, presidente do Conselho das Escolas.

Manuel Esperança recorda que já houve muitos gastos energéticos, nomeadamente nas escolas que tiveram a intervenção da empresa Parque Escolar. Contudo, todos esses gastos eram pagos pelo ministério da Educação.

Neste momento, o sector da educação terá menos dinheiro, menos vagas e menos escolas."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.