segunda-feira, 13 de junho de 2011

Resulta?

Pelo que me parece não faltam mentirosos nas nossas turmas e a tendência é para o "não fui eu", nunca sabem de nada.


Mas parece que há salvação para acabar com os mentirosos (se resultar eu alinho!):

"O que fazer se o seu filho mentir? Siga as dicas da psicóloga Inês Afonso Marques

1 - Relaxe e aprecie a imaginação fértil do seu filho. Uma das melhores formas de encarar a mentira de uma criança pequena é relaxar e saborear as histórias que ela conta. É normal que fantasie, criando histórias detalhadas. Não se preocupe, a fantasia inofensiva faz parte do normal desenvolvimento do seu filho.

2 - Fomente a honestidade. Embora o ideal seja não punir o seu filho de dois anos - que "embeleza" a verdade -, é fundamental fomentar a honestidade, de uma forma adequada à sua idade.

3 - Encoraje a verdade. Agradeça ao seu filho, se perceber que ele está a dizer a verdade. Se por outro lado, verificar que está a mentir, evite ficar zangado e gritar com ele. Se gritar, o seu filho começa a sentir que a mentira compensa, nem que seja por perceber que os pais perdem o controlo e lhe dão atenção.

4 - Evite fazer acusações. Faça comentários que incentivem a confissão e não a negação. "Pergunto-me como é que estes carrinhos ficaram todos espalhados no corredor. Gostava que alguém me ajudasse a apanhá-los." Tudo depende da forma como o disser e no que o seu tom de voz soar ao seu filho. Se ele se sentir seguro, diz a verdade. Vai depender de si.

5 - Defina regras de acordo com a idade e capacidade do seu filho. Se o sobrecarregar com exigências de difícil cumprimento, ele pode sentir-se tentado a mentir, para evitar desapontá-lo.

6 - Construa a confiança. Mostre ao seu filho que confia nele e que ele pode confiar em si. Seja para ele um modelo de honestidade. Nesse sentido, e sempre que possível, evite contar meias verdades. De que serve dizer à criança que a injecção não vai doer nada, quando passados uns segundos, ele percebe que até dói um pouco? Cumpra sempre o prometido. Senão for possível, peça desculpa.

7 - Elogie. Mesmo que o seu filho admita que fez um disparate, elogie-o por ter optado por dizer a verdade. Ao menos, ele teve a coragem de assumir um erro. São duas coisas positivas, numa negativa. "
Jornal i

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.