quarta-feira, 15 de junho de 2011

Asma e desporto: incompatíveis?

Não estou a dar novidades aos meus colegas de Educação Física, mas passar esta informação para os "outros" é importante.


Se há coisa que eu detesto é um aluno que não faz a parte prática da aula de Educação Física com aquelas justificações na caderneta assinadas pelos pais que, por vezes, são espelho de algum proteccionismo que não era necessário.


É claro que há situações que são legítimas, mas outras...


Quanto à asma ficam esclarecidos ( o artigo não é "científico", mas ajuda). Mas alerto que é um artigo de "opinião no geral": há maratonistas asmáticos, por exemplo, e os esforços contínuos são "menos bons" para os asmáticos. Percebem o que estou a dizer...?




"Asma e desporto: incompatíveis?


Com a doença bem controlada, cumprindo um plano adequado de controlo da asma feito pelo seu médico, uma criança asmática pode praticar as atividades desportivas de que gosta e deve ser encorajada a fazê-lo.
"O meu filho é asmático. Poderá praticar desporto?" Esta é a pergunta habitual de todos os pais de crianças asmáticas.

Muitas crianças evitam participar nas atividades desportivas na escola porque são asmáticas e pensam que não podem praticar desporto. Esta ideia não corresponde à verdade, porque a asma induzida pelo exercício (ataque de asma: pieira, tosse ou sensação do peito "apertado") pode ser prevenida e tratada.

Com a doença bem controlada, cumprindo um plano adequado de controlo da asma feito pelo seu médico, uma criança asmática pode praticar as atividades desportivas de que gosta e deve ser encorajada a fazê-lo.

Como escolher a melhor modalidade desportiva para meu filho?

A escolha deve ser feita em função dos gostos da criança. A natação é geralmente um bom desporto para asmáticos, já que tem muitos fatores positivos, como a atmosfera húmida e quente da piscina e o treino dos músculos respiratórios.

Em contrapartida, os desportos de longa distância, sem paragens, como a corrida, o ciclismo e os desportos de inverno - que forçam os pulmões a um trabalho pesado e contínuo, muitas vezes com ar frio - serão os que mais poderão desencadear uma crise de asma.

Também a equitação poderá não ser o desporto mais indicado, já que existe um risco significativo de sensibilidade ao cavalo ou a outros alergéneos presentes na palha. Nestes casos, é preferível orientar a criança para outro desporto.

Alguns conselhos

A atividade desportiva é, regra geral, aconselhada na criança asmática, exceto no decurso de uma crise, durante picos de poluição ou por indicação médica. Atenção no inverno aos dias com temperaturas mais baixas, em que o ar está muito frio.

Se a criança for alérgica ao pólen, evite fazer treinos no exterior durante a época polínica, sobretudo nos dias quentes e ventosos. Evite irritantes como o fumo de tabaco ou cheiros ativos.

A atividade física regular é benéfica, mas deve obedecer a algumas precauções:

- Aquecimento prévio progressivo de 10 a 15 minutos;

- Começar e terminar o exercício de forma progressiva;

- Tomar, se indicado pelo médico assistente, medicação broncodilatadora, 10 a 15 minutos antes do exercício, o que lhe dará uma proteção de 2-3 horas sem sintomas. Estes mesmos medicamentos também são utilizados para alívio dos sintomas de asma, por isso é necessário ter sempre consigo a medicação;

- Inspiração nasal a fim de aquecer e humidificar o ar inspirado (se tiver rinite ou nariz entupido, a situação pode piorar porque o ar inspirado vai passar pela boca e não pelo nariz);

- Se ficar cansado, não deve parar subitamente mas sim diminuir o ritmo;

- Saber gerir o esforço em função de seu estado respiratório.

Concluindo, a criança com asma não deve deixar de praticar um desporto de que gosta. Se sentir dificuldade em respirar durante o exercício, deve falar com o seu médico para que este possa aconselhar exercícios e tratamentos preventivos. Com treino adequado, com controlo da doença, cumprindo o plano estabelecido pelo médico, a asma raramente é um obstáculo à prática de qualquer desporto.

E não esquecer que quanto menos desporto o asmático praticar, maior e mais precoce será o cansaço durante o exercício físico."


Augusta Gonçalves, assistente de Pediatria
Educare

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.