quarta-feira, 29 de junho de 2011

Educação: Programa do Governo

Vi o documento e decidi partilhar convosco alguns excertos, que devem ser tidos em conta no seu contexto, pelo que também disponibilizo o documento na íntegra aqui - a parte da Educação vai da página 109 à 117.

Cada um vai poder pensar pela sua cabeça...


"A Educação é uma área que determina, de forma indelével, o nosso futuro colectivo."

"O Governo assume a Educação como serviço público universal e estabelece como sua
missão a substituição da facilidade pelo esforço, do laxismo pelo trabalho, do dirigismo
pedagógico pelo rigor científico, da indisciplina pela disciplina, do centralismo pela
autonomia."

"...necessidade de melhorar a qualidade do que se ensina e do que se aprende..."

"Estabelecer e alargar contratos de autonomia que constituem uma das políticas essenciais para garantir a diversidade e o prémio do mérito nas escolas"

"Apostar no estabelecimento de uma nova cultura de disciplina e esforço, na maior
responsabilização de alunos e pais, no reforço da autoridade efectiva dos
professores e do pessoal não docente"

"Proceder a uma intensa desburocratização e à avaliação das práticas e dos
processos administrativos aplicados à gestão da Educação"

"Implementar modelos descentralizados de gestão de escolas"

"Generalização da avaliação nacional: provas para o 4.º ano; provas finais de ciclo
no 6.º e 9.º anos, com um peso na avaliação final; exames nacionais no 11.º e 12.º
ano"

"Reestruturação do Programa Novas Oportunidades com vista à sua melhoria em
termos de valorização do capital humano dos Portugueses e à sua credibilização perante a sociedade civil"

"Revisão do modelo de contratualização da autonomia das escolas, assentando-o
em objectivos e incentivos definidos pelo Ministério e pela comunidade escolar, de
forma a que as escolas se possam abrir a projectos educativos diferenciados e credíveis"

"A simplificação do Estatuto da Carreira Docente a par do estabelecimento de
 medidas que reforcem as competências dos directores de escola"

"Uma selecção inicial de professores que permita integrar no sistema os mais bem
preparados e vocacionados designadamente através da realização de uma prova de avaliação de conhecimentos de acesso à profissão"

"Reforçando a autoridade do professor"

"Valorizando profissionalmente os docentes através de um investimento na
formação contínua e na elaboração de um modelo de selecção e de profissionalização, em exercício, dos novos professores e educadores"

"Reformando o modelo de avaliação do desempenho dos docentes de forma a
desburocratizar o processo, promovendo um regime exigente, rigoroso, autónomo
e de responsabilidade, sem que estes princípios conduzam a cargas desmedidas de
procedimentos burocráticos e administrativos, e ponderando os resultados de
outros modelos de avaliação, nomeadamente os já obtidos no modelo de avaliação em vigor no ensino particular e cooperativo"

"Implementar uma política de avaliação global, incidindo não apenas sobre os professores, mas também sobre a escola, os alunos e os currículos"

"Incrementação progressiva da descentralização de competências no domínio dos
estabelecimentos de ensino, em cada comunidade e município, integrando as escolas nas suas comunidades locais"

"Estabilização do processo de organização dos agrupamentos de escolas,
privilegiando a verticalização pedagógica e organizacional de todos os níveis de ensino, bem como a progressiva autonomia da sua organização e funcionamento"

"Contratualização com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses de um
novo modelo de delegação de competências correspondente aos objectivos acima enunciados"

"Reforçar a aprendizagem das duas disciplinas estruturantes: Língua Portuguesa e Matemática"

"Avaliar as actividades de enriquecimento curricular e promover a qualidade do ensino nessas actividades"
"Redução da dispersão curricular do 3.º Ciclo"


Abraço!

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