quinta-feira, 2 de junho de 2011

50% dos jovens portugueses frequenta cursos profissionais

Diz a sra. ministra, cheia de orgulho, pois mostra que os 12 anos de Ensino já estão "aí".

Mas quanto à obrigatoriedade, como prevista, destes 12 anos vamos ter que esperar para ver, pois se o que está na moda é cortar, como é que se vai conseguir manter os alunos mais tempo na Escola sem meios para isso?

É uma boa medida para aumentar o emprego na nossa classe, tenho alguma esperança nisto e nos milhares de reformas que já estão decididas e outras que estão por decidir. Mas se o corte for até só metade do que os sindicatos falam, a machadada vai ser muito grande...

"Educação: Ministra diz que 50 por cento dos jovens portugueses frequenta cursos profissionais
SIC

A ministra da Educação afirmou hoje, em Castelo Branco, que cerca de 50 por cento dos jovens portugueses estão a frequentar cursos profissionais no ensino secundário.

Isabel Alçada falava à margem da Gala 2011 do Instituto de Educação Técnica de Seguros -- Inetese, após visitar as novas instalações do pólo daquela associação na cidade albicastrense.

Para a responsável, "isto significa que o país está a ganhar também a meta dos 12 anos de escolaridade obrigatória", o mínimo que o Governo "considera necessário para que todos os portugueses desfrutem de uma educação de qualidade e durante um período de tempo que lhes permita ter autonomia na compreensão do que se passa e no ir mais longe na sua aprendizagem".

A ministra reiterou que "a partir do 12.º ano, as pessoas podem aprofundar a sua formação profissional, ou a sua formação contínua, mas podem apostar ainda no ensino superior, politécnico ou universitário, o que na prática tem sido o percurso dos alunos do ensino profissional".

Para Isabel Alçada o ensino profissional foi o responsável "por esta flexibilidade que entrou no país".

A ministra avançou ainda que "no catálogo das profissões, Portugal tem um trabalho que é equiparado ao catálogo europeu e isso são avanços que o país teve graças a esta semente lançada pelo ensino profissional", atribuindo "nota altamente positiva a este sistema de ensino"."


Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.