quarta-feira, 8 de junho de 2011

GNR: Operação Exames!

Brigadas especiais, metralhadoras, carros blindados, cães amestrados e tudo mais, só para proteger os Exames.


É claro que estou a "inventar", foi só um momento de distracção dos leitores. A realidade é que a GNR tem a seu cargo a segurança dos Exames feitos nas Escolas, como já todos sabemos.


Nunca os fui buscar ao posto mais próximo, mas há quem o tenha que fazer.


"Educação: Forças de segurança iniciam na quinta-feira operação exames nacionais 2011



Lisboa, 08 jun (Lusa) -- A GNR inicia na quinta-feira uma das operações nacionais do ano, com a proteção dos exames que os alunos do 9.º ano e do ensino secundário realizam a partir do dia 20

A tarefa da guarda, que nas zonas urbanas é assumida pela PSP, começa por "ir buscar as provas à editorial do Ministério da Educação" para depois as distribuir pelas escolas, disse à agência Lusa o major Copeto.
As aulas terminam hoje para os alunos do 9.º, 11.º e 12.º ano, que terão de realizar exames nacionais, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Educação para o ano letivo que agora termina.
Os agentes da autoridade têm a missão de garantir, entre 09 de junho e 09 de agosto, que as provas decorrem com normalidade, estando por isso incumbidas do transporte e guarda dos enunciados até ao dia do exame.
Os testes ficam guardados nos postos territoriais e são entregues aos professores credenciados, uma hora antes da sua realização, para que todos os alunos os concretizem "em pé de igualdade", sem haver "fugas de informação".
O major garante que, apesar de especulações nesse sentido, "nunca aconteceu".
Os exames começam no dia 20, segunda-feira, com as provas da primeira chamada para Língua Portuguesa no 3.º Ciclo (9.º ano).
No mesmo dia, realiza-se a primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário para as disciplinas de Latim e Português.
A PSP fica com as zonas mais urbanas e a GNR atua fora das capitais de distrito, cobrindo 90 por cento do território, frisou.
Nos dias de "maior empenhamento", quando há exames nas escolas, estarão 600 militares e 300 viaturas no terreno.
Concluída a prova, regressam ao posto com os exames realizados, onde ficam guardados até serem entregues ao júri da correção.
Estão envolvidos 250 militares da Escola Segura, reforçados por elementos do serviço territorial.
Os exames nacionais vão decorrer até finais de julho (segunda fase) para os diferentes anos e disciplinas."
SIC

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.