sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bullying

Voltou hoje às notícias o bullying, como por exemplo no jornal Público - "Bullying pode dar prisão se o agressor tiver mais de 16 anos"

No entanto também li, e confirmei uma ideia que tinha, que afinal o bullying não é um fenómeno usual nas escolas portuguesas. Agora calma: antes que me chamem louco, eu passo a explicar.

"Há algumas crianças instáveis e até agressivas, mas um bully é uma criança que assume uma ação agressiva para com o seu par de forma continuada, que continuadamente persegue o par, o colega, e que o agride verbalmente, psicologicamente e até fisicamente. O que concluímos é que isso não acontece continuamente"

Na definição de bullying podemos ler: "Conjunto de maus-tratos, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável."



Agressão continuada e sempre sobre o mesmo. Assim concordo, pelo que vejo, que não é o bullying que acontece mais frequentemente na escola. Vejo violência, reflexo do que também se passa fora dela...

É mais um termo do inglês que nos parece "chic", "cool" e usamos sem saber bem o que define.

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.