quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CNE preocupado com o efeito da crise na educação

"Preocupado com os efeitos da crise no sector, o Conselho Nacional de Educação entrega na Assembleia da República um relatório sobre o Estado da Educação"

"Apontando a Educação como um sector cujo futuro merece prioridade e esforço de investimento, Ana Maria Bettencourt, presidente do CNE, pede ao Governo que os esforços para ultrapassar a crise não sejam feitos com custos para os estudantes."

""Esperamos que o futuro não esteja em causa”, acrescentou aquela responsável, que é eleita pelo Parlamento, defendendo que precisamente Educação e Ciência são "garantia de futuro".
A apontar ao período que atravessa o país, Bettencourt sustenta que uma Educação de qualidade para todos constitui a "alavanca para sair da crise", pelo que “é fundamental que a Educação e a formação sejam encaradas como garante do desenvolvimento das pessoas"."

""Só com um forte investimento na melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos professores, reconhecendo a importância incontornável do seu papel educativo, será possível melhorar o estado da Educação", aponta o documento do CNE.

"Lamentando que não tenha havido até ao momento um consenso para operarar melhoramentos no sector, aquele conselho consultivo acrescenta que “a continuidade das políticas educativas, sustentada numa cuidada avaliação, é crucial para o desenvolvimento estratégico da Educação e não se coaduna com alterações avulsas na estrutura e organização do sistema".
Um dos pontos da acção governativa que merece reparos do CNE é o rol de alterações sucessivas que vêm sendo operadas na carreira docente. Na óptica do conselho trata-se de uma prática que provoca "instabilidade na situação profissional" dos professores e na própria vida das escolas, o que vem a ter "repercussão nas aprendizagens dos alunos e na imagem social dos professores"."

Relembro que o CNE é um órgão independente com funções consultivas e a sua presidente é eleita pelo parlamento.

Excertos desta notícia da RTP.

Abraço!

Actualização

O ministério já deu uma parte da resposta, a parte que se refere aos alunos... quanto aos professores, deve ser para se desenrascarem como puderem...

"O Ministério da Educação garantiu hoje que, juntamente com as escolas, vai continuar a assegurar que todos os alunos frequentem a escola com “as devidas condições de aprendizagem” e que nenhum aluno abandonará o sistema educativo “por dificuldades económicas”."

Ver tudo aqui

Outro abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.