quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Papel do Professor

Recolhi umas amostras de texto interessantes do artigo publicado no Educare (http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=90393CF434FF521CE0400A0AB8001D4F&opsel=1&channelid=0). Não tenho dúvida que somos importantes, que temos um grande peso no país, mas não nos fazemos valer!


""Não deixa de ser paradoxal que num tempo em que à educação e ao conhecimento se atribui suma importância, enquanto alavancas para o futuro das sociedades, em Portugal a profissão docente seja alvo de diminuição do seu prestígio", lamenta João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores (ANP).

Esta "contradição" entre o discurso que valoriza a educação e desvaloriza os professores reduz os professores a um papel "meramente instrumental", critica Grancho. "Os professores não estão a ser valorizados na mesma medida daquilo que é a função que desempenham."

"As responsabilidades que são depositadas nos professores têm estado a crescer sem que sejam criadas condições complementares de apoio", alerta João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE). "Tem havido um crescente de responsabilização dos professores relativamente aos resultados escolares e, muitas vezes, a sociedade questiona porque se gasta tanto dinheiro em educação, mas para que os docentes possam desempenhar bem as suas funções é preciso que haja políticas educativas consequentes e estáveis", sublinha Dias da Silva."



Nós temos permitido...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.