segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os nossos professores

A instabilidade que os professores sentem e que todos testemunham só se pode reflectir na qualidade de ensino de forma negativa e é aqui que voltamos a lamentar, os alunos são as vítimas de tudo isto...

É vergonhosa a forma como esta classe profissional tem sido e está a ser tratada (não sou suspeito, sou informático!). Toda a classe política que tem passado pelo Ministério nas últimas décadas tem mostrado um profundo desrespeito pelos professores, chegando a retirar-lhes a autoridade dentro da sala de aulas, o que contribuiu para a falta de respeito colectiva em relação a eles.

Há duas coisas a lamentar.

Uma é o desrespeito por uma classe profissional de elevadíssima responsabilidade que para poder desempenhar as suas funções na plenitude (como se pretende!) necessita, como qualquer outro, das mínimas condições de vida familiar e social, começando pela estabilidade. Só nessas condições é que seria legítimo pedir responsabilidades aos professores, de outra forma está-se a pedir que façam omeletas só com sal!.

A outra é que a instabilidade que os professores sentem e que todos testemunham só se pode reflectir na qualidade de ensino de forma negativa. É aqui que voltamos a lamentar, os alunos são as vítimas de tudo isto, os adultos (com responsabilidades no sector) não mostram respeito absolutamente nenhum pelas gerações que estão a tentar criar as bases para uma vida de trabalho que legitimamente pretendem viver com alguma qualidade.

A forma ligeira de tratar os problemas, as soluções adoptadas, a instabilidade vivida no sector a todos os níveis, a falta de coerência, a falta de rumo, a falta de projectos a longo prazo (validados!), a falta de diálogo e a falta de respeito estão a hipotecar de forma irreversível o futuro das próximas duas ou três gerações! (a ser optimista).

Não consigo entender o que falta para que os governos tomem consciência disto, só podem andar mesmo muito distraídos, para infelicidade de todos nós."

Por Rui Moreira, em Educare

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.