sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escola Verde

Escola amiga do ambiente. (Leiam e decubram onde está a mentira...)

"Apetece dizer que tem tudo e mais alguma coisa a pensar no ambiente. O novo Centro Escolar da Gandra, na freguesia de Águas Santas, na Maia, será inaugurado na próxima segunda-feira, pela ministra da Educação, Isabel Alçada.

São 5.190m2, distribuídos por cinco salas de jardim-de-infância para 125 meninos, 12 salas com capacidade para 300 alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, recreio coberto e parque infantil exterior, sala de informática, sala de educação plástica e ainda uma biblioteca.

Até aqui seria uma escola perfeitamente normal, mas o novo equipamento tem também um sistema de renovação mecânica, que garante a qualidade do ar interior em todo o edifício, aquecimento das águas através de painéis solares. Tem ainda um sistema de reutilização de águas pluviais, que são recolhidas numa cisterna, tratadas e reutilizadas na rede interna de descarga das sanitas e nas águas de limpeza exterior e regas dos espaços ajardinados.

No exterior há também um pomar que será mantido recorrendo apenas a métodos de agricultura biológica, com laranjeiras, limoeiros, pessegueiros, macieiras, pereiras, ramadas de vinha, kiwis e maracujás."


Para os mais atentos foi fácil (e até devem ter sorrido como eu fiz mal acabei de ler):

"Até aqui seria uma escola perfeitamente normal" - Não conheço estas escolas normais...

Abraço!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.