sexta-feira, 30 de março de 2012

Sexualidade: "importância capital"




"Agrupamento Nadir Afonso aposta em plano de educação sexual para turmas PIEF

Puberdade, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada foram os temas abordados na palestra “Os Jovens e a(s) Sexualidade(s)”, organizada pelo Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e pelo grupo de pediatria do Hospital de Chaves, destinada aos alunos das turmas mais problemáticas e de risco. No 3º período, os jovens da turma PIEF do 9ºD vão ter um “consultório de educação sexual” na sala de aula uma vez por mês.

Na abertura da palestra “Os Jovens e a(s) Sexualidade(s)”, ao início da tarde da passada sexta-feira 23 de Março, o director do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso, Joaquim Tomaz, sublinhou a “importância capital” deste tema para os alunos, entre os 15 e os 16 anos, das turmas PIEF do 9ºC e 9ºD, as mais problemáticas e de risco, já que apresentam grande taxa de absentismo e abandono escolar, sendo alguns alunos oriundos de meios socio-económicos mais desfavorecidos.

Por isso, falar de puberdade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de uma gravidez indesejada foi o meio encontrado pela equipa técnico-pedagógica da turma PIEF do 9ºD para “dar resposta a muitas dúvidas e questões que os alunos colocam” e facilitar “um crescimento informado numa fase importante da vida dos jovens”, explicou o director de turma, Luís Carvalho.

Contudo, antes da palestra, a equipa de pediatria do Hospital de Chaves quis conhecer o “terreno” em que ia actuar e efectuou três tipos de avaliação prévia aos alunos: uma avaliação psicológica, uma avaliação de conhecimentos gerais sobre a sexualidade através de um questionário validado pela Associação de Planeamento Familiar, e ainda uma caixa de perguntas destinada a recolher, de forma anónima, as dúvidas dos jovens.“O que se nota muito é uma grande curiosidade e até dúvidas em relação aos meios contraceptivos. Têm também preocupação com o crescimento físico e as diferenças entre rapaz e rapariga”, notou o médico pediatra J. França Santos.

Educação sexual continua no 3º período com “consultório” na sala de aula

A educação sexual não ficará, contudo, esgotada numa palestra, já que no 3º período a turma do 9ºD será acompanhada pela equipa de pediatria do Hospital de Chaves, sendo dividida em grupos mais restritos com um trabalho de sala uma vez por mês, que abordará temas tão variados como o uso correcto de métodos contraceptivos, a aceitação de orientações sexuais diferentes e a auto-apalpação da mama. O objectivo é promover um contacto mais directo e pessoal com os alunos e motivá-los com demonstrações práticas, como se fosse um consultório, explicou o Dr. França.

Apesar de toda a informação disponibilizada e do apoio do Centro de Saúde de Chaves nº1 ao longo do ano lectivo neste agrupamento escolar, “há números que continuam a ser preocupantes sobre a gravidez em Portugal, mas se todos tivermos uma atitude concertada, a realidade pode melhorar”, concluiu o Dr. França. As médicas internas de Pediatria Joana Carvalho e Clara Preto, a médica interna de Medicina Geral e Familiar Rita Maia, a psicóloga estagiária Marta Ferreira e o médico pediatra J. França Santos são os profissionais que aceitaram o desafio do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.