Mais umas luzes sobre a autonomia, mas nada de concreto.![]() "MEC considera que modelo de autonomia deve preservar diferenças de cada escola Lusa / EDUCARE Nuno Crato defendeu que a mudança do regime de autonomia das escolas deverá preservar as diferenças de cada estabelecimento de ensino, quer do seu contexto quer dos projetos educativos. ![]() "As escolas não têm que ser todas iguais, embora trabalhem para o mesmo objetivo. Têm caminhos diferentes e não são só as diferenças económicas e sociais mas de projeto educativo", disse Nuno Crato em Lisboa, no encerramento de um seminário sobre autonomia das escolas promovido pelo Conselho de Escolas, um órgão consultivo da tutela. A diferença de métodos de escola para escola "não é um inconveniente, um erro ou um sinal de que as coisas estão mal", salientou o ministro. Em declarações aos jornalistas, Nuno Crato afirmou que a mudança de paradigma na autonomia das escolas tem de ser progressiva, alargando os contratos de autonomia com as escolas, dando "mais liberdade aos professores e diretores para gerirem o currículo e os horários". Isso implica "objetivos claros e uma grande liberdade para as escolas", salientou. O ministro indicou que para melhorar o dia a dia das escolas importa "definir condições claras da reorganização da rede" de escolas, permitindo que coexistam "caminhos adequados às situações locais e às necessidades de cada escola". Nuno Crato disse que o processo é aberto a contributos de toda a comunidade educativa, dos pais aos diretores de escolas, e afirmou a necessidade de uma mudança que vá "além da cosmética e da estatística", resultando em ganhos efetivos para a qualificação dos alunos. "Não queremos bandeiras mediáticas mas resultados e não estamos preocupados com estatísticas mas com o futuro", disse, acrescentando que é preciso acreditar que "as famílias, os professores e os alunos sabem o que querem e o que mais lhes interessa"." Abraço! |
terça-feira, 6 de março de 2012
Autonomia das Escolas
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