sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Menos CNO, menos emprego


Muito se tem dito sobre a qualidade/mode de obtenção da formação neste tipo de Ensino, mas não é por este prisma que vou pegar na notícia.

Opto por pensar nos contratos que vão desaparecer, levando muitos para o desemprego. Nesta é poca de crise, quem perde o emprego está muito mais "enrascado"... Cerca de 800 trabalhadores têm o seu posto de trabalho em risco, força para os que ficam de fora!

E é claro que o PS fala em "enorme gravidade"...

"Vinte centros Novas Oportunidades vão fechar



O Ministério da Educação e Ciência afirmou hoje que são 20 os centros Novas Oportunidades que vão fechar, 14 por não terem cumprido “metas contratualizadas” e seis a pedido dos próprios promotores.



Em comunicado, o ministério separou estes encerramentos por “incumprimento de metas contratualizadas” do que venha a acontecer após o processo de avaliação do programa Novas Oportunidades que está a decorrer. E esclarece que a Agência Nacional para a Qualificação “concluiu o processo de encerramento” iniciado ainda durante o governo PS.

“As alterações mais profundas ao programa Novas Oportunidades serão aplicadas a partir de Setembro de 2012”, afirma a tutela, que não adianta mais nomes de centros a fechar além dos que foram referidos hoje em Diário da República.

O resultado das candidaturas dos centros a financiamento intercalar para funcionarem até Agosto será conhecido no próximo mês, acrescenta o ministério de Nuno Crato.

Segundo o despacho publicado no Diário da República, são extintos os centros Novas Oportunidades promovidos pela Escola Secundária de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo), pela Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos Gil Vicente (Lisboa), pela Escola Superior de Educação de Portalegre (Portalegre) e pela Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Sacavém (Loures).

Além destes, são igualmente extintos os centros Novas Oportunidades promovidos pela Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Madeira Torres (Torres Vedras), pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Leça do Balio (Matosinhos) e pela Escola Secundária da Moita (Moita).

O centro promovido pelo agrupamento de escolas da Pampilhosa fecha a pedido do promotor. Quanto ao centro do Instituto Politécnico de Leiria, o conselho de gestão daquela instituição afirmou hoje ao fim da tarde que o encerramento acontece também a seu pedido."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.