quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mais alunos ajudados por terem fome

Sinais da crise económica e social em que vivemos. Infelizmente a fome é uma realidade. Infelizmente a gestão do dinheiro nas famílias nem sempre é a melhor. Infelizmente há quem queira trabalhar e não consiga. Infelizmente há quem esteja a ser mantido por todos os que trabalham.


"A fome nas escolas está a preocupar os Empresários Pela Inclusão Social (EPIS), que alertam para o aumento de sinalização destes casos, nos últimos seis meses.


Entre Março e Novembro, a associação que apoia cerca de nove mil alunos com dificuldades educativas reencaminhou 41 para instituições de apoio social por estarem em situações de risco provocadas, na maioria dos casos por carência económicas e alimentares.

O aumento de alunos que apresentam sinais de alimentação insuficiente é "alarmante" e, por isso, Diogo Simões Pereira, director-geral da EPIS, apela às escolas e a todas as entidades que estejam "mais atentas". E basta reparar em pequenos sinais, como as crianças que pedem pão para levar para casa,exemplifica.

Desde Setembro de 2008, quando começou a prestar apoio aos estudantes com más notas, que 11% dos casos reencaminhados pela EPIS estavam relacionados com carências alimentares. E nos últimos seis meses, só as carências económicas, alimentares e o desemprego de um ou de ambos os pais representam 23,5%.

Entre os estudantes reencaminhados para outras ajudas de Março a Novembro, 32% foram para consultas de especialidade, 11% para as comissões de protecção de menores, 10% para os médicos de família e 8% para a Segurança Social. "A tendência para reencaminhar para o médico deve-se ao facto de haver tempos de resposta a cumprir, enquanto que noutros serviços não há limite para o tempo de espera", justifica Diogo Simões Pereira, director-geral da EPIS. Por isso, "70% dos casos são resolvidos em tempo útil"."
DN

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.