terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Espantem-se: são declarações do primeiro-ministro!

“Os principais agentes da educação em Portugal foram os professores, o mérito destes resultados é dos professores” - Espantem-se: são declarações do primeiro-ministro!

Frase dita aos jornalistas no final da apresentação dos resultados do relatório PISA 2009, da OCDE, que colocam "pela primeira vez Portugal “perto da média” dos países participantes no Programa Internacional de Avaliação de Alunos e na mesma categoria que os Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Irlanda, França, Dinamarca, Reino Unido, Hungria e Taipei."

"Antes, na intervenção que fez durante a cerimónia de apresentação dos resultados do PISA 2009, José Sócrates tinha já deixado rasgados elogios aos professores, repetindo as palavras da ministra da Educação ao dizer que “os heróis destes resultados são os professores”.

Mas lembraram-se, e muito bem, de perguntar "se estes elogios eram uma tentativa de “fazer as pazes” com a classe, o primeiro-ministro sublinhou que “muitos professores” apoiaram as reformas educativas.


“Nunca achei que a classe estivesse contra essas reformas”, frisou, lembrando, contudo, as “incompreensões” e “obstáculos” que as alterações introduzidas mereceram.

Contudo, acrescentou, os resultados do relatório da OCDE mostram que políticas seguidas na área da Educação “foram na direcção correta”."

Para quem é professor e anda nesta vida há algum tempo: sabem como é que os alunos melhoraram(?) os resultados, não sabem? Mas o que interessa são os números bonitos...

E agora com os cortes atrás de cortes na Educação: podemos melhorar?

A presidente do Conselho Nacional de Educação afirma: “Parece que o país percebeu que o futuro está na Educação”." Pois a mim parece-me que, infelizmente, não, ainda não percebeu. Relatórios com números disfarçados, discursos em cimeiras onde se fala do sucesso dos países a partir da educação e outras hipocrisias ainda não me convenceram! Mas eu quero estar errado...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.