segunda-feira, 14 de maio de 2012

Professores reformados criam Lojas do Saber

Nunca é tarde para aprender! Nem para ensinar!

Esta iniciativa  visa "disponibilizar um "vasto e valioso" saber de pessoas com "conhecimento e experiência profissional, atualmente em situação de reforma, a todos os cidadãos que genuinamente querem aprender mais e beneficiar deste precioso recurso da sociedade"".

Os mais experientes (para não dizer "velhos") transmitem experiências e conhecimentos.

Boa sorte para a inicitiva!


"Professores reformados criam Lojas do Saber


Um grupo de professores da Universidade de Coimbra (UC) decidiu criar as "Lojas do Saber", para transmitir conhecimentos e experiências a outras gerações, incluindo desempregados, que podem assim adquirir novas qualificações.

Apresentadas como uma iniciativa inovadora, as Lojas do Saber irão disponibilizar um "vasto e valioso" saber de pessoas com "conhecimento e experiência profissional, atualmente em situação de reforma, a todos os cidadãos que genuinamente querem aprender mais e beneficiar deste precioso recurso da sociedade", refere uma nota hoje divulgada pela UC.

As Lojas de Saber querem aproveitar os conhecimentos e experiência de pessoas que desempenharam atividades profissionais nas mais diversas áreas e "oferecer os seus conhecimentos, de forma gratuita e empenhada, a elementos da sociedade que desejem completar a sua formação ou aprender novos conhecimentos".

Os docentes irão transmitir, de forma informal, "aquilo que os valorizou como profissionais", através de cursos, entrevistas, conferências e fóruns temáticos.

"Mais do que uma universidade sénior, onde as pessoas vão estudar, as Lojas do Saber são espaços de transmissão de conhecimentos entre gerações e um dos focos serão também os desempregados", disse hoje à Lusa João José Pedroso de Lima, biofísico jubilado da Faculdade de Medicina e impulsionador do projeto.

Pedroso de Lima sublinha que a formação universitária que adquiriram "foi uma riqueza que a sociedade criou, mas que desperdiça de forma inglória".

"Parece-me estranho que a sociedade, tendo investido em pessoas, de repente, passe uma espécie de tábua rasa", disse, referindo que, quando se jubilou, há sete anos, "tinha várias atividades e sentiu o drama de muitos que se especializaram numa série de ramos".

Na opinião de Pedroso de Lima, as Lojas do Saber poderão ter "algum impacto e interesse social e nacional", tendo personalidades de outras regiões do país, nomeadamente Porto e Leiria, manifestado já interesse em também acolher estas Lojas do Saber.

A primeira "experiência piloto" das Lojas do Saber é um curso livre sobre "Os Sons e a Vida", a decorrer dia 18, no Exploratório Infante D. Henrique, junto ao Mondego.

Os cursos livres visam "partilhar, num ambiente informal, conhecimentos e experiência de vida acumulados ao longo do tempo por aqueles que hoje estão em situação de reforma.

O curso sobre "Os Sons e a Vida", de seis horas (divididas por três sessões), terá como formador Pedroso de Lima, que abordará a audição, o ruído e as vibrações.

Óptica médica, aspetos elétricos da corrente alternada e saúde cardiovascular são alguns dos temas dos próximos cursos.

Por cada sessão será cobrado o valor simbólico de um euro e no final será fornecido um diploma de participação."
DN

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.