terça-feira, 29 de maio de 2012

NO e o emprego

Numa época em que a economia está tão má, não é de admirar que as Novas Oportunidades não estejam muito associadas à empregabilidade...

"Professores questionam avaliação de Novas Oportunidades associada à "empregabilidade"


O Sindicato dos Professores do Norte desconfia das intenções do Governo ao não esperar pelo estudo de Roberto Carneiro sobre as Novas Oportunidades, optando por dar relevo um outro estudo que liga o programa à empregabilidade.

Segundo Carlos Midões, daquele sindicato, o último estudo apresentado recentemente pelo Governo "parece uma coisa um bocado encomendada para demonstrar que a empregabilidade não está a ter tanto sucesso com este modelo" das Novas Oportunidades.

"O governo pretende ligar a dificuldade que estas pessoas que frequentaram este tipo de modelo tiveram na obtenção de emprego quando há uma crise de emprego e um aumento do desemprego permanente", afirmou o dirigente do sindicato que, no âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, organizou um seminário sobre "as políticas europeias para a educação e formação de adultos e sua implementação em Portugal", nomeadamente através das Novas oportunidades.

Para Carlos Midões, "num país que tem um número tão elevado de desempregados, não é o modelo de qualificação que vai resolver os problemas de empregabilidade porque este é um problema de desenvolvimento económico".

"De um momento para o outro, pretende-se alterar completamente o modelo sem se fazer um balanço sério, que admito que pudesse ser feito pelo estudo encomendado pelo anterior Governo a Roberto Carneiro", disse.

"Aquilo que a secretaria de Estado disse no último documento é um conjunto insignificante de ideias, que não me parece fazer nenhuma alteração", afirmou ainda.

O dirigente do Sindicato dos Professores do Norte está convencido de que "a oferta na área de educação de adultos vai ser diminuída garantidamente ou mesmo completamente destruída, lançando-se para a opinião pública a ideia de que a afetação de verbas será para a formação profissional"."
RTP

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.